previous post
Não sei o que vocês acham mas, para mim os Faróis têm qualquer coisa de mágico. E este, o Farol do Cabo Mondego está junto a uma serra, Serra da Boa viagem, que tem muito por visitar!
Não sei se é pelo facto de termos sido grandes navegadores, se é pela função que os mesmos têm, de ajudar as pessoas, dar-lhes a conhecer os “perigos” próximos ou simplesmente porque me transportam para lendas e histórias de encantar… não sei a razão mas a verdade é que não resisto a um!
Vá eu sei que não é novo, na realidade é mais velho do que qualquer um que esteja a ler este artigo ( a não ser que tenhamos por aqui malta com quase 100 anitos 🙂 ), mas existe outro Farol que actualmente se encontra em ruinas e esse sim foi o primeiro Farol do Cabo Mondego, e imaginem como lhe chamam agora? Farol Velho como era de esperar! 🙂
Mas vamos lá saber um pouco sobre este Farol do Cabo Mondego ou de Buarcos como alguns lhe chamam:
É um farol costeiro, a 3 milhas encontra-se a 97 metros de altitude e tem uma altura de 15 metros. Entrou em funcionamento a 20 de Novembro de 1922 e tem um alcance de 28 milhas náuticas, o que equivale a aproximadamente 51km.
Inicialmente este farol levou um aparelho óptico de 3ªordem, um modelo grande (500 mm distância focal), com a sua rotação a ser produzida por uma máquina de relojoaria(para saberem mais sobre este assunto vejam aqui no Sentinelas do Mar, ou em algum dos sites que eles falam no blog, que eles é que percebem disso).
O Farol produzia uma luz branca e tinha como fonte de incandescência o vapor do petróleo… os anos foram passando e como em tudo na vida o farol do cabo mondego foi se adaptando. Assim em 1941 foi electrificado e em 1947 passou a estar ligado á rede eléctrica publica, nesta altura o mecanismo de relojoaria foi substituído por motores eléctricos!
Em 1988 as infra estruturas foram modernizadas assim como os equipamentos que foram automatizados, as ultimas alterações que aconteceram julgo que foi em 2000.( informação retirada de sites de entidades publicas)
A construçõa do Farol foi feita em forma de H, com 3 edificios conectados sendo o do meio o próprio farol e os outros dois espaço para armazenamento e habitação.
Este farol está classificado como imovel de interesse municipal e é um dos “monumentos” mais visitados da Figueira da Foz.
Neste momento não sei se é possivel visitar o Farol, em tempos era… mas agora com toda esta situação pandémica que vivemos não sei como funciona… tentei ligar para lá e ninguem me atendeu… se quiserem tentar a vossa sorte aconselho que tentem contactar primeiro.
A moda do baloiços é muito 2019/2020 (ali por perto temos o baloiço “isto é Timor“) mas em 2017 existia ali por perto, na subida para a Serra, um banquinho que permitia a malta tirar selfies com o Farol em fundo…
E não, eu não tirei a Selfie porque em mim ninguém manda!:P
Recentemente passei lá mas nem me apercebi se ele ainda lá esta!Prometo que na proxima tento encontra-lo e digo-vos! 🙂
E vocês conhecem este farol? Tem algum que gostem particularmente?
Contem-nos tudo! E boas aventuras
1 comment
Obrigado por seu artigo. Eu realmente gosto.